sábado, 5 de novembro de 2016

Serie Gratidão II - Exemplos

3ª situação Exemplos de Gratidão


ATO DAR Para receber também o melhor, precisa dar também o melhor.
 Isso não é autoestima isso é aprender a confiar em Deus e agradecer a Deus a cada dia. 
Precisamos aprender a expressar nossos sentimentos, e nossa gratidão, vamos exalar gratidão.

Nos EUA comemora o dia da Gratidão, Thanksgiving Day,  dia de ação de graças, ou seja um dia de gratidão a Deus.
Neste Dia eles focam no que eles tem, e agradecem, é um feriado importante nos EUA, foi um ação de agradecimento,
Você sabe quando iniciou?  Os primeiro Dia de Ação de Graças foi celebrado nos Estados Unidos em 1620 em Plymouth, Massachusetts, pelos peregrinos fundadores da vila.
Depois das colheitas terem sido gravemente prejudicadas pelo Inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no Verão seguinte, em 1621. Para marcar e celebrar a ocasião depois de sucessivos anos complicados no que diz respeito à agricultura, o governador da vila resolveu organizar uma festa no Outono de 1621. Nessa festa participaram cerca de 90 índios tinha patos, perus, peixes e milho. A partir desse ano, na Nova Inglaterra, em cada Outono era organizada uma festa de gratidão a Deus, por causa das boas colheitas.
Em 1863, Abraham Lincoln (presidente na época) anunciou que a quarta quinta-feira de Novembro seria conhecida como o Dia Nacional de Ação de Graças.
Aí vem satanás e institui o dia do o Halloween (bruxas) não está ligado a nenhuma instituição. Geralmente, são as escolas, clubes, famílias, empresas e grupos de amigos que organização e celebram a data., aliás um mês antes do dia de Ação de Graças.
Satanás cria situações para tirar nosso foco, nosso acesso  as benção, nos desviarmos da direção do Pai.

Precisamos focar no que temos, e agradecer, e começar a profetizar bênçãos e agradecer pelas oportunidades de Deus para as nossas vidas.
Vamos ser exemplos para família, para os filhos ensinando a agradecer, estamos gerando filhos ingratos em tudo, na compra de um simples brinquedo, não valorizam. Vamos gerar filhos com honras e com caráter de gratidão a Deus.

Brasil ( a  titulo de conhecimento vou contar que Brasil tem uma Lei.) Não se todos  sabem.
No Brasil, o então presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, através da lei 781, de 17 de agosto de 1949,[1] por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, entusiasmado com as comemorações que vira em 1909, na Catedral de São Patrício, quando embaixador em Washington. Em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração de Ação de Graças se daria na quarta quinta-feira de novembro.[2] Esta data é lembrada por muitas famílias de origem americana, por algumas denominações Cristãs Protestantes, como a Igreja Luterana IELB (de origem americana), a Igreja Presbiteriana, a Igreja Batista, a Igreja Metodista, universidades confessional metodistas[3] e cursos de inglês. Também celebram igrejas evangélicas como a Igreja do Evangelho Quadrangular.

OFERTAR também e um ATO de gratidão a Deus:

Provérbios 11:24 Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas;outros retêm o que deveriam dar,e caem na pobreza. 

2 Coríntios 9:7 Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. 

 Ofertar é um ato de amor e um ato de Fé e também um Ato de agradecimento.
Quando damos uma oferta na igreja, reconhecemos que tudo que temos vem de Deus. Nossa confiança está em Deus, não ao dinheiro.

2 Coríntios 9:12
“O serviço ministerial que vocês estão realizando não está apenas suprindo as necessidades do povo de Deus, mas também transbordando em muitas expressões de gratidão a Deus.”


Tiago 1:17 (NTLH) Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão

A SEMEADURA, O DAR

Nós expressamos nossa gratidão sendo fieis e generosos com a Igreja. Diz o Salmo 50:14 “Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo;”


Deus disse a Paulo em 2ª. Coríntios 9:11 “…enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus.” Ele não disse empobrecendo, gerando miséria, gerando angústia. Ele disse: “enriquecendo-vos, em tudo, para que sejais generosos, para que por vosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus!”

Colossenses 3:15 E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos.

2 Corintios 9  Na aliança de Cristo, mostramos a gratidão em nossos sacrifícios e ofertas
Gratidão é uma Semeadura. Gratidão Muda o nosso dia a dia a Gratidão é um reconhecimento é um elo com Deus

Gratidão pode ser um elo com Deus, através da oração, uma ligação profunda com Deus.

Pode ser uma chave para sair da depressão, e acima de tudo uma conexão diretamente com Deus.
Fácil também compreender que a alma que é sempre grata vive mais próxima de Deus, do que aquela que nunca tem reconhecimento e GRATIDÃO.
Devemos PARAR de focar no que ainda NÃO conquistamos.
Precisamos ter fé, e olhar para o impossível e crer que tudo é possível para Deus,  mas também precisamos agradecer pelo que já temos pelo que já conquistamos.

Alguns psicólogos e estudiosos da teoria da GRATIDÃO dizem que temos que agradecer todos os dias.
No entanto, a bíblia nos orienta a tudo isso, ser agradecidos, exemplos de DAVI, ANA, RUTE foram gratos…

Engraçado, nós temos tudo isso na palavra de Deus.. no entanto alguns precisamos ouvir de estudiosos, para compreender a importância da gratidão...tudo está na palavra,

Colossenses 2 6-7
6 Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele,
7 enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.
Outra tradução Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé, como foi ensinado a vocês. E deem sempre graças a Deus.

Falar de  bênçãos e maldiçoes...
Se sabermos trabalhar com a gratidão, mudamos o cotidiano da vida...

Tem uma pesquisa 10 – 90… ou seja 10 porcento é aquilo que NÃO conseguimos mudar, mas o 90% podemos mudar.. Que princípio é este? Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma, de como você reage ao que se passa com você.
O que isto quer dizer? Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede. Não podemos evitar que o carro enguice, que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho. Mas, você é quem determinará os outros 90%.
Como esta a semente do seu coração ..plante gratidão, plante coisas boas, plante profetize bençãos, deixe a semente brotar, nascer.
E VAMOS regar todos os dias.

Grato pela minha saúde Pela minha família Pelo meu trabalho.
Te agradeço por ter oportunidade de acordar cedo e pode trabalhar, ter uma equipe para me ajudar. A gratidão nos torna pessoas melhores, na família, casamento, trabalho e na sociedade.

Hebreus 13:16,17 16: Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada.
17. Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês
. Ler outras traduções.

4 Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.
5 Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.


- 4º Situação Ingratidão

Romanos 1:21 - Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão.
Um exemplo de Ingratidão - Jesus cura dez leprosos –
Lucas 17:17
11 Jesus continuava viajando para Jerusalém e passou entre as regiões da Samaria e da Galileia. 12 Quando estava entrando num povoado, dez leprosos foram se encontrar com ele. Eles pararam de longe 13 e gritaram: Jesus, Mestre, tenha pena de nós!
14 Jesus os viu e disse: Vão e peçam aos sacerdotes que examinem vocês.
Quando iam pelo caminho, eles foram curados. 
15 E, quando um deles, que era samaritano, viu que estava curado, voltou louvando a Deus em voz alta. 
16 Ajoelhou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. 
17 Jesus disse: Os homens que foram curados eram dez. Onde estão os outros nove? 
18 Por que somente este estrangeiro voltou para louvar a Deus?
19 E Jesus disse a ele:
— Levante-se e vá. Você está curado porque teve fé.

Um exemplo é a nação de Israel, que tinha sido libertada da escravidão no Egito, visto milagres incríveis, esteve na presença de Deus e ficou provida de comida no deserto. Ainda assim o povo ficou murmurando contra Moisés e se queixando de tudo! Por causa de sua ingratidão, ficaram vagueando no deserto durante 40 anos (Números 14:2-4).

 Deuteronomio 32:6 É assim que retribuem ao Senhor, povo insensato e ignorante? Não é ele o Pai de vocês, o seu Criador, que os fez e os formou?

A Bíblia fala para agradecer em todo tempo, mesmo nas horas mais difíceis.
Em muitos Salmos o Autor, conta todos os seus problemas a Deus, mas  sempre agradece, está sempre louvando.

A gratidão no contexto da Palavra de Deus consiste no reconhecimento de dádivas recebidas
17. Orem continuamente.
18. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

8. Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm.
9. Deus, a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês
em minhas orações; e peço que agora, finalmente, pela vontade de Deus, seja-me aberto o caminho para que eu possa visitá-los.

1 Timoteo 2:1Em primeiro lugar peço que sejam feitos orações, pedidos, súplicas e ações de graças a Deus em favor de todas as pessoas. 2 Orem pelos reis e por todos os outros que têm autoridade, para que possamos viver uma vida calma e pacífica, com dedicação a Deus e respeito aos outros. 3 Isso é bom, e Deus, o nosso Salvador, gosta disso.

Gratidão em atos, palavra e ações, tem efeito de alegria, nos protege de pensamentos tóxicos. A gratidão impede de você ser desonesto e amargurados, você sabia tudo isso é estudado pela ciência.

Com gratidão somos enriquecidos, mas o que? o nosso espiritual, nossa saudê, nossas  finanças.
A gratidão você decide ter ou não, é uma questão de escolha.

Deus não despreza um Coração Agradecido


Alguns versículos de gratidão:

Salmos 28:7 - oração de agradecimento
7 O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei.
Salmos 145: 10 Rendam-te graças todas as tuas criaturas, Senhor; e os teus fiéis te bendigam.

Ler Salmos 34 -  Salmos 18 – São Salmos de gratidão. Você tem agradecido ao Senhor pelas respostas de oração? Pelos livramentos nos momentos difíceis? Agradecimentos – Salmos 103.
Salmos 69: 30 Louvarei o nome de Deus com cânticos e proclamarei sua grandeza com ações de graças;
31 isso agradará o Senhor mais do que bois, mais do que touros com seus chifres e cascos.

Salmos 100 – 4 Entrem pelos portões do Templo com ações de graças, entrem nos seus pátios com louvor. Louvem a Deus e sejam agradecidos a ele.

Ler Colossenses- ver carta de Paulo, sempre recomendava a GRATIDÃO.
Colossenses 1:12 dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz.
 Colossenses 3:15 Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. 
 Colossenses 4-2 Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos.

  Colossenses 3:17
“Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.”

Colossenses 3:16
“Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração.”

 "Deem graças ao Senhor,clamem pelo seu nome,divulguem entre as nações o que ele tem feito.

Colossenses 4. 2 (nvi)
2Continuem firmes na oração, sempre alertas ao orarem e dando graças a Deus.