segunda-feira, 22 de março de 2010

Papel do Estrategista (Parte I ) - Planejamento Estratégico

1 - INTRODUÇAO

O estudo sobre o papel do estrategista requer estudo aprofundado, pois seu papel é fundamental para o sucesso da empresa / organização, tendo como foco a busca da inovação, procurando um diferencial de competitividade. O estrategista precisa planejar e elaborar um planejamento de tomada de decisão antes de agir, definindo a onde quer chegar. Sendo que o objetivo principal da empresa é a sucesso e a rentabilidade.

Com a globalização e o aumento da concorrência, as empresas vêem a necessidade de alcançar maior competitividade, buscando um diferencial frente à concorrência, agregando principalmente qualidade, alinhada a necessidade do mercado.

O estrategista deve estar preparado para mudar paradigmas, buscando uma postura defensiva e ofensiva dentro da empresa, visando à competitividade e aplicando um plano de ação. Sendo que para desenvolver uma estratégia precisa compreender o mercado de atuação.

Para compreendermos o efetivo papel do estrategista na formulação de estratégias aplicado cliente, mercado, lucro e rentabilidade, é preciso um estudo amplo do ambiente interno e externo e aplicar as ferramentas necessárias para cada situação.

2 - DESENVOLVIMENTO

Primeiramente vamos entender o que é estratégia, para posteriormente conhecermos o papel do estrategista ou gestor responsável pela formulação de estratégias.
O termo estratégias vem do grego strategos, que significa um general do comando de um exército, na realidade a palavra estratégias esta ligada com questão militar. No entanto na década de 1940 é que foi dado o novo conceito de estratégia pela literatura.
A estratégia possui diferentes conceitos, ou seja, visão de diversos autores: ex:
- Bourgeois define estratégias como pela qual a administração de uma empresa estabelece objetivos e persegue estas propostas através do coalinhamento dos recursos organizacional com a oportunidade e ameaças do ambiente (1980)
- Mintzberg e Mchugh mostram outra visão, descrevendo a diferença entre estratégias desejadas e estratégias realizadas.
Estratégia desejada: refere-se ação pretendida que pode ser realizada ou não, já a realizada refere-se a um padrão de ação. Sendo que em 2001 Mintzberg diz que na pratica a formação de estratégia anda sobre dois pés: deliberado e outro emergente. Sendo que a deliberada evita o aprendizado e a emergente fomenta, na analise de Mintzberg a estratégia emergente enfoca o papel do estrategista e de como vê o mundo a sua volta e toma decisões que se tornam padrões.
Podemos entender que estratégias é o conjunto de ações e iniciativas inovadoras que levam a organização ao sucesso e a rentabilidade.
O estrategista seja em qualquer segmento, ele precisa planejar, ou melhor, elaborar um planejamento de tomada de decisão antes de agir, definindo a onde quer chegar.

2.2 - Fundamentos do Estrategista
Entende-se que planejamento é decidir o que fazer e como fazer antes de executar uma ação.
No mundo globalizado de hoje, a concorrência esta cada vez mais acirrada, e o consumidor mais exigente em todos os segmentos. A empresa para se manter neste mercado precisa estar atenta, atualizada e preparada para as mudanças que ocorrem com muita freqüência neste mundo de negócio.
O gestor de estratégia precisa mensurar as necessidades empresa x cliente para se manter em um mercado globalizado, devendo alinhar o marketing aos outros setores, principalmente o setor financeiro. Promovendo ainda a missão e o objetivo claro e definido.
Segundo Petrocchi (2002) considera o marketing de relacionamento uma estratégia fundamental, uma vez que compreende atendimentos personalizados e a busca da fidelização. Sendo que a estratégia nesse caso depende do ramo de atuação ou segmentação. O marketing apresenta dois tipos de classes: a segmentação e o marketing de relacionamento:
O marketing de segmentação pode ser geográfica, econômica ou demográfica e social (determinados por faixa etária, raça, profissão, etc.).
O marketing de relacionamento, tem como estratégia as formas e a qualidade da relação com cliente-negócio. Para manter um cliente é muitas vezes mais barato que conquistar um novo cliente.
Petrocchi (2002) afirma ainda que a visão básica do marketing de relacionamento é a visão de longo prazo na relação cliente-negócio. Segundo autor, a base do marketing de relacionamento é: Vantagens financeiras; Tratamento diferenciado; Estruturação e cadastro de clientes; e Comunicação com clientes.
O gestor estrategista precisa elaborar um diagnostico, ou seja, uma analise do ambiente interno e principalmente do ambiente externo para identificação de risco e oportunidade, forças e fraquezas que possam contribuir ou até impedir a empresa de alcançar as metas.

Estudo - Planejamento Estratégico.
Giane de Jesus