terça-feira, 27 de março de 2012

Gestão de Processo e Pessoas

Resumo - Gestão de Processos de Negocio

Textos: “A empresa e uma grande coleção de processo” – “As organizações como sistema complexos”



Percebemos que gestão de processos e de suma importância na atualidade,e vem sendo discutida constantemente pelos gestores. Entendemos que toda atividade seja servicos ou produtos não  deixa de se caracterizar um processo.

Devemos compreender as categorias de processo, processo de negocio, organizacionais e gerencias. As empresas que utilizarem o processo empresarial estarão em  vantagem competitiva, pois estará visualizando as prioridades, as acoes e centralizando esforços ao cliente.

A tendencia e que as empresas procurem conhecer seus processos e comecem a se organizar, visualizando processo em todo setor e segmento aliando o ambiente interno em busca do interesse e necessidade do cliente, pois e o foco principal da empresa.

As organizações através de seus gestores fazem escolhas e delas as acoes. Podemos entender que complexidade e algo unido, tendo partes diferentes, porem sendo visualizada como um todo.

Para se obter vantagem competitiva os gestores devem ter inovação nas acoes a serem tomadas em seus negócios, analisando e examinando as acoes passadas e as atuais, enxergando os erros e acertos cometidos durante o processo, procurando estrategias de sobrevivência e posteriormente vantagem competitiva, tendo sempre como foco o cliente, aliando o produto e produtor ou seja o negocio e o cliente.

Devemos entender a complexidade de um sistema e adaptar  a atualidade e necessidade de mercado, procurando evitar processos complicados, alinhando o ambiente interno e externo da empresa ou seja o pessoal(operário), produto(serviço) e o cliente, para que haja um harmonia e uma linha de pensamento, e para que isso ocorra deve ser analisada e tomadas as decisões e acoes de adaptação de mudanças ocorrida em um ambiente. Podemos entender que autopoietica como sistema organizado auto-suficiente.





Gestão de Estrategias de Pessoas

Textos: “Gestão de Pessoas, Diversidade..” - Gestão de Competência e Desempenho”



Como em todo o segmento o mundo tem passado por mudanças e transformações constantes, portanto as organizações para permanecerem na mercado precisam de inovação em tecnologia e novos modelos de gestão, procurando ainda alinhar a gestão de competência e gestão de desempenho, seja definindo a competência e responsabilidade de cada setor e/ou individuo em busca de resultados. A gestão de competência deve se preocupar ainda com a qualificação sócio-profissional, relacionamento interpessoal e plano de carreira para que eleve a auto estima e motivação do individuo e da equipe, para que o desempenho organizacional alcance seus objetivos. Promovendo ainda uma avaliação desempenho de cada individuo podendo o mesmo se auto avaliar e mensurar sua responsabilidade e sua dedicação, atualmente existem muitos mecanismo de avaliação  entre eles  a bilateral e a 360º. As organizações devem implementar e alinhar gestão de competência e gestão de desempenho, lembrando que cada uma tem seu papel distinto, e que em seus processos deve planejar, diagnosticar  e avaliar, proporcionando ao gestor de pessoa identificar a necessidade  do individuo e ou equipe, buscando comprometimento, responsabilidade e resultados. Gestão de pessoas  dever passar uma visão de estrategias e não burocrática. Buscando uma relação harmoniosa entre organização e individuo gerando reciprocidade, desta forma alcançando resultado e sucesso da organização.