Textos: “A empresa e uma
grande coleção de processo” – “As organizações como sistema complexos”
Percebemos que gestão de processos e de suma
importância na atualidade,e vem sendo discutida constantemente pelos gestores.
Entendemos que toda atividade seja servicos ou produtos não deixa de se caracterizar um processo.
Devemos compreender as categorias de processo, processo
de negocio, organizacionais e gerencias. As empresas que utilizarem o
processo empresarial estarão em vantagem
competitiva, pois estará visualizando as prioridades, as acoes e centralizando
esforços ao cliente.
A tendencia e que as empresas procurem conhecer seus
processos e comecem a se organizar, visualizando processo em todo setor e
segmento aliando o ambiente interno em busca do interesse e necessidade do
cliente, pois e o foco principal da empresa.
As organizações através de seus gestores fazem
escolhas e delas as acoes. Podemos entender que complexidade e algo unido,
tendo partes diferentes, porem sendo visualizada como um todo.
Para se obter vantagem competitiva os gestores devem
ter inovação nas acoes a serem tomadas em seus negócios, analisando e examinando
as acoes passadas e as atuais, enxergando os erros e acertos cometidos durante
o processo, procurando estrategias de sobrevivência e posteriormente vantagem
competitiva, tendo sempre como foco o cliente, aliando o produto e produtor ou
seja o negocio e o cliente.
Devemos entender a complexidade de um sistema e
adaptar a atualidade e necessidade de
mercado, procurando evitar processos complicados, alinhando o ambiente interno
e externo da empresa ou seja o pessoal(operário), produto(serviço) e o cliente,
para que haja um harmonia e uma linha de pensamento, e para que isso ocorra
deve ser analisada e tomadas as decisões e acoes de adaptação de mudanças
ocorrida em um ambiente. Podemos entender que autopoietica como sistema
organizado auto-suficiente.
Gestão de Estrategias de Pessoas
Textos: “Gestão de Pessoas, Diversidade..” - Gestão de
Competência e Desempenho”
Como em todo o segmento o mundo tem passado por
mudanças e transformações constantes, portanto as organizações para
permanecerem na mercado precisam de inovação em tecnologia e novos modelos de
gestão, procurando ainda alinhar a gestão de competência e gestão de
desempenho, seja definindo a competência e responsabilidade de cada setor e/ou
individuo em busca de resultados. A gestão de competência deve se preocupar
ainda com a qualificação sócio-profissional, relacionamento interpessoal e
plano de carreira para que eleve a auto estima e motivação do individuo e da
equipe, para que o desempenho organizacional alcance seus objetivos. Promovendo
ainda uma avaliação desempenho de cada individuo podendo o mesmo se auto
avaliar e mensurar sua responsabilidade e sua dedicação, atualmente existem
muitos mecanismo de avaliação entre eles a bilateral e a 360º. As organizações devem
implementar e alinhar gestão de competência e gestão de desempenho, lembrando
que cada uma tem seu papel distinto, e que em seus processos deve planejar,
diagnosticar e avaliar, proporcionando
ao gestor de pessoa identificar a necessidade
do individuo e ou equipe, buscando comprometimento, responsabilidade e
resultados. Gestão de pessoas dever
passar uma visão de estrategias e não burocrática. Buscando uma relação
harmoniosa entre organização e individuo gerando reciprocidade, desta forma
alcançando resultado e sucesso da organização.