sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Retrato do Mundo Cristão

PARTE I

Há  duas situações na igreja:
- uma é a questão da postura da liderança, ou aquele que possui um cargo na igreja
- a segunda  e a postura do membro ou da pessoa que frenquenta a igreja


Como comentei anteriormente, que a igreja é constituidas de pessoas...


Para iniciarmos comentamos  a Igreja no contexto geral.


Atualmente observamos que algumas igrejas realmente tem um crescimento considerável, algumas surpreendentes. Mas que infelizmente não estão conseguindo gerar nas pessoas  o compreendimento e entendimento do que consiste um cristianismo verdadeiro. Pois suas  atitudes, ações, comportamentos, não estão condizentes com a palavra e com isso estão causando, desapontamentos, perda da credibilidade, e estão dando abertura para que os não evangélicos acusem as igrejas e muitas das vezes com razão.
Conheço pessoas que tem determinadas "atitudes" e acham que isso é normal, e que elas estão certas, e não vÊem que as pessoas que estão a sua volta observam tudo e ficam indignadas  e comentam.


Bem, algumas dessas pessoas até participam de atividades da igreja e dizem que teve uma experiência com Jesus, mas na prática do dia a dia as atitudes as condenam.
Sendo que na realidade estas  pessoas estão envergonhando, escandalizando o evangelho de Cristo com o seu comportamento. VocÊ pode me perguntar que comportamento? digo diversos, desde as atitudes, palavras, ética moral dentro e fora da igreja, provocam contendas, insubmissão, mau exemplo no trabalho, são grosseiras,arrogantes, mentirosas, entre outros.


Porém  o mundo não vê as igrejas evangélicas separadamente, acham que todos são iguais. Até conviverem ou conhecerem alguém que realmente tem o cárater transformado por Jesus. Ja presenciei algo semelhante, onde uma pessoa não evangelica, disse que tinha aversão ao crente devido as atitudes de alguns. Passou algum tempo ela começou a mudar a sua concepção, comentei que nem todos são iguais . Por isso precisamos ser exemplo para os de fora, pois temos que fazer a diferença, as vezes com uma simples atitude conseguimos ganhar credibilidade e consequentemente falar de Jesus.

Na realidade houve muita fragmentação das igrejas, que deveria  ser algo bom para o Reino, mas esta se tornando algo perigoso pois cada uma vem com tipo de segmento e visão, modismo diferenciado, incluindo e inventando coisas que não estão de acordo com a palavra, e o povo por não ler a Biblia acabam concordando. 
Eles fazem interpretações de alguns textos, que até parece lógico, mas quando lemos o contexto todo, vemos que não é bem assim, estão distorcendo a palavra de Deus.


Se observarmos este crescimento e a fragmentação da igreja evangélica, percebemos o quanto muitos estão envergonhando o evangelho, houve um crescimento muito acelerado, mas sem transformação de carater, lideres que são mau exemplo ou seja não dão testemunho de vida cristã.


Fica a pergunta por quÊ isso está acontecendo, se era para ser diferente?.


Estamos vivendo uma superficialidade cristã.


Devemos ter o carater de Cristo, buscando os dons espitituais, viver a palavra de Deus.

Sei que ninguem é perfeito, mas não podemos fazer disso hábito em nossa vida a imperfeição.

“Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo”. [Efésios 4.12-13]

A mudança de caráter  é um processo, a  mudança de vida é um processo, a cada dia uma etapa, uma imperfeição a ser vencida.  E só vencemos através da palavra, da presença de Deus. E se realmente desejarmos e deixarmos o Espirito Santo fazer parte da nossa vida, da nossa caminhada.

A Bíblia diz: “a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus” (Romanos 10:17)


Alguns se escondem, outros usam mascaras, outros se intitulam,  pois na  realidade não tem o referido chamado instituido por Deus, pois querem o Poder, por Titulo, por Ganancia, por Soberba. Sendo assim as pessoas não são transformadas.


Hoje está comodo e facil,  se preocupam com crescimento rápido, claro para seu proprio Status, tem que haver mudança: de vida, comportamental, nas palavras e nas atitudes.

Não podemos viver uma vida de superficialidade, não podemos concordar


Você teve mundança de vida, de carater?
Como as pessoas estão te vendo?
E no seu trabalho qual a sua reputação?
Com está o seu carater?

Você  tem atitudes que envergonham a igreja, a Cristo?
Porquê você não mudou, ou não estã mudando?


Sabemos que o mundo a sociedade passam por uma inversão de valores moral e ético, mas nós cristão temos que lembrar que somos o Sal, somos a diferença nesta terra, não podemos nos conformar.

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Rm12:2


Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo
1 Coríntios 2:16

Leia Efésios 4


“Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos”.
“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. 32 Não se tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus”
I Coríntios 10.31-32
Não podemos ser tropeço para igreja..

Estude sobre o caráter de Cristo, o caráter do Cristão, pois não é simplesmente ir na igreja e dizer que é Cristão, exitem ensinamentos e mandamentos a serem seguidos.


Este é o retrato do mundo evangélico.

Você que realmente deseja servir a Jesus, para isso você precisa de mudança de caráter, mudanca de vida, atitudes, postura, e ainda renuncias.



Mas Deus me levou na sua a palavra, que é muito clara:

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade"
Mateus 7:21-23


Quando li esta palavra pela primeira vez, na época não era crente, achei que Deus era muito radical, mas hoje compreendo perfeitamente o por que desta palavra.

Ele sabe o intento e propósito do coração do homem.

VOCÊ NÃO QUER SER UM DESSES, SER IGNORADO POR CRISTO NO GRANDE DIA..


Segue algumas característica e virtude do cristão (fonte: Apologetica Cristã)

* Pureza | vida separada – santificação – para o Senhor. Uma vida distinta num mundo corrupto (Fp 4.8).
* Imparcialidade | trataremos a todos – seja quem for – de modo único, sem acepção de pessoas. Seremos justos com as pessoas, independente de afinidade, sejam amigos, parentes, irmãos, parceiros de caminhada (1Ts 5.15).
* Sem fingimento | é prezar pela verdade. Não existe espaço para máscaras e ânimo duplo (1Pe 2.1; Tg 4.8).
* Humildade | ninguém é auto-suficiente. Vaidade e soberba não devem encontrar espaço no coração do cristão; tais coisas devem ser banidas de nosso meio! Somos um corpo e dependemos uns dos outros (Mt 5.3).
* Mansidão | serenidade. Ser manso, não permitindo que disputas e discórdias tomem conta. Gentil, sensível e paciente com todos (Mt 5.5).
* Misericórdia | compaixão pela dor, “pela miséria do coração” alheio. Entender que nosso próximo pode passar por lutas, dores, infelicidades extremas. Experimentar e participar do sofrimento alheio (Mt 5.7)
* Coração puro | ser livre de impurezas no altar – no coração. Relacionamento constante com Deus e com a Sua presença, nos limpando genuinamente daquilo que nos separa dEle (Mt 5.8).



ENTÃO FAÇA A MUDANÇA ACONTECER NA SUA VIDA.


ISSO DEPENDE SOMENTE DE VOCÊ
.
A biblia fala do Joio, acredito que você  não quer ser um no meio da Igreja.